terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Receita de alfabetização




RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO
Ingredientes:
Criança de 6 anos com uniforme ou não
Sala de aula
Livro, revistas, jornais, textos, cartazes, jogos entre outros materiais

Preparo:
Pegue um aluno, da maneira que estiver, pode ser limpo ou não, e coloque-o no ambiente escolar. Que tenha varias coisas escritas, onde ele possa observar bem à vontade.
Dê para o aluno muitos livros, revistas, jornais, receitas e tudo o que ele possa ter contato com o mundo da leitura.
Solicite que o mesmo faça leitura de um texto escolhido por ele, com certeza a criança vai ler o que sabe mentalmente. Você vai ver o quanto ele já sabe.
Faça leitura permanente e voz alta, todos os dias, algo que lhe prenda a sua atenção: historinhas, letras de musicas, poesias entre outros textos.
Possibilite o aluno o contato com textos que ele não conheça: dicionários, receita medica, embalagem e assim modificando as atividades.
Faça listas de coisas que a criança gosta ou não. Faça leitura coletiva juntamente com eles, trabalhe quantidade de letras e de silabas, se possível utilizando jogos, utilize também alfabeto móvel para formar as palavras estudadas.
Estimule o educando a começar a escrever da sua maneiras. Com certeza a escrita não vai ser perfeita faltara algumas letras, mais é normal com o tempo é aperfeiçoada.


Observação: para você estimular o aluno a ter o gosto pela leitura e escrita, você precisa gostar de ler e escrever também.

Nenhum comentário: